to parque Ilha bananal

(Português)

Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, com cerca de vinte mil quilômetros quadrados de extensão (1.916.225 hectares), cercada pelos rios Araguaia e Javaés. É considerada como uma Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 1993,12 sendo também uma das Zonas Úmidas de Importância Internacional, classificadas pela Convenção de Ramar.

A Ilha do Bananal fica localizada no estado brasileiro do Tocantins, estando subdividida entre os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium. A ilha faz parte da divisa do Tocantins com os estados do Mato Grosso (no Rio Araguaia) e de Goiás (na porção sul do Rio Javaés). Na foz do Rio Javaés, localizada no extremo norte da ilha, está localizada a tríplice divisa entre os estados do Tocantins, do Mato Grosso e do Pará. A ilha está situada entre as latitudes 9°44′S e 12°49′S e entre as longitudes 49°52′O e 50°44′O.

A Ilha do Bananal é composta pela Terra Indígena Parque do Araguaia, que abrange toda a porção sul e boa parte da porção oeste da ilha até a latitude da cidade de Santa Terezinha (MT); pelo Parque Nacional do Araguaia, que abrange as porções norte e nordeste da ilha; pela Terra Indígena Inãwébohona, que se sobrepõe ao Parque Nacional do Araguaia, estando localizada na porção nordeste da ilha; e pela Terra Indígena Utaria Wyhyna/Iròdu Iràna, que também se sobrepõe ao Parque Nacional do Araguaia e está localizada na porção norte da ilha. Deste modo, toda a Ilha do Bananal é considerada pela constituição federal como terra da união, sendo o maior complexo de reservas existente no estado do Tocantins.

Os povos indígenas que vivem na Ilha do Bananal, são: os Carajás, os Javaés, os Tapirapés, os Tuxás e os Avá-Canoeiros (mais conhecidos na região pelo apelido de Cara-Preta). As estradas que dão acesso ao interior da Ilha do Bananal são a rodovia BR-242 (mais conhecida neste trecho como Trans bananal), a Trans Araguaia (extensão não-oficial da TO-255), além de uma estrada sem nome que liga a Aldeia Santa Isabel do Morro ao extremo sul da ilha, margeando o Rio Araguaia e o Rio Caracol.

(English)

The Island Banana plantation is the largest river island in the world, with about twenty thousand square kilometers (1,916,225 hectares), surrounded by the rivers Araguaia and Javaés. It is considered as a Biosphere Reserve by UNESCO since 1993.12 is also one of Wetlands of International Importance, classified by Ramar Convention.

The Island Banana plantation is located in the Brazilian state of Tocantins, being divided between the municipalities of Formoso do Araguaia, Lagoon Confusion and Pium. The island forms part of the border with the states of Tocantins Mato Grosso (Rio Araguaia) and Goiás (in the southern Rio Javaés). At the mouth of the Rio Javaés, located at the northern end of the island, is located at the triple border between the states of Tocantins, Mato Grosso and Pará The island is located between latitudes 9 ° 44′S and 12 ° 49′S and between longitudes 49 52′O ° and 50 ° 44′O.

The Island Banana plantation consists of the Indigenous Park of Araguaia, which covers the entire southern portion and much of the western portion of the island to the latitude of the city of St. Therese (MT), the Araguaia National Park, which encompasses the northern portions and northeast of the island, by Indigenous Inãwébohona, which overlaps the Araguaia National Park and is located in the northeastern part of the island, and the Indigenous Land Utaria Wyhyna / Iròdu Iraná, which also overlaps the Araguaia National Park and is located in northern portion of the island. Thus, the entire Island Banana plantation is considered by the federal constitution as a ground of the union, the largest complex of reserves existing in the state of Tocantins.

Indigenous peoples who live on the island of Banana plantation, are the Carajás, the Javaés the Tapirapés the Tuxás and Ava-Canoeiros (better known in the region by the nickname Cara Preta). The roads that give access to the interior of the Island Banana plantation are the BR-242 (better known in this stretch as banana Trans), Trans Araguaia (unofficial extension of the TO-255), and an unnamed road linking Aldeia Santa Isabel do Morro southern end of the island, bordering the Rio Araguaia and Rio Caracol.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.